quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Inclusão do aluno surdo no ambiente escolar.

Identificação do Grupo
Nome: Josie Silva Lacerda, Jaqueline Bertoldi, Adão Nogueira de Souza e Diego Roman de Lima.
Polo: Serafina Corrêa
Data: 30 de outubro de 2013

Visitamos a Escola Estadual de Ensino Médio Bandeirante e a Escola Municipal Alexandre Bacchi da cidade de Guaporé, há nas escolas alguns alunos com Síndrome de Down e problemas motores, mas nestas duas escolas não encontramos crianças ou adolescentes com problemas auditivos e nem sequer existe um suporte para este tipo de aluno,  todavia nas instituições encontram-se professores com o curso básico de libras, mas que  não são intérpretes.
Visto o fato de não encontrarmos alunos surdos nas escolas visitadas, não apresentamos uma avaliação sobre esse tipo de atendimento, mas acreditamos que a falta de interpretes seria um entrave para a boa aprendizagem destes alunos.
Acreditamos que o poder público garante a matrícula a todos, mas não a qualidade do ensino, não existindo então profissionais específicos nas escolas para realizar este tipo de atendimento.


5 comentários:

  1. Olá pessoal concordo com vocês quando afirmam sobre as dificuldade que teria um professor para ministrar aula para aluno surdo na ausência de um intérprete. O papel do intérprete é de fundamental importância para o estabelecimento da comunicação em sala de aula, pois mesmo que o professor tenha domínio de Libras, ele precisa atender em uma turma de inclusão as necessidades dos alunos ouvintes e surdos e sinalizar e falar ao mesmo tempo é algo muito simples. É lógico que é de extrema importância que o professor saiba sinalizar, porém diante da realidade da turma de inclusão a presença do intérprete sobre o meu ponto de vista é indispensável.
    Bem espero que a gente possa dar continuidade a exploração dessa temática sobre a inclusão de alunos surdos, e aguardo novos comentários e reflexões de vocês sobre o assunto, abraços.

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  2. Oi pessoal, e então continuo aguardando pela resposta de vocês ao meu comentário anterior. Acredito que vocês devam ter mais algumas reflexões para fazer em relação a temática sobre a inclusão, lembrem-se como futuro professores e professora a inclusão certamente vai fazer parte das rotinas de trabalho de vocês na escola, e assim devemos estar discutindo sobre o assunto com muita atenção e conhecimentos.

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  3. Boa tarde,
    Sou a tutora a distância de Libras – Rubia.
    Assim como a tutora Lourdes estou no aguardo de interações, para que possamos refletir sobre a educação de surdos.
    Questiono vocês: O que vocês acham que é preciso saber para atender um aluno surdo?
    Abraço

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    1. Este comentário foi removido pelo autor.

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    2. Jaqueline Becker Bertoldi
      Para o atendimento de um aluno com surdez ,o educador deve ter um apoio educacional especializado , mas sempre fazendo o aluno se sentir igualmente aos outros , e tendo as mesmas oportunidades .O professor deve saber, que deve existir sala de recursos multifuncionais para alunos surdos: Estrutura, Objetivos, Profissionais e Metodologia. Atendimento Educacional Especializado na língua de Sinais .Também a pessoa que atende a pessoa com surdez deve de oferecer a esse aluno ,as condições de que ele precisa para aprender e usufruir dela social e academicamente, superando antigos paradigmas discriminatórios e excludentes baseados no oralismo e na comunicação total.
      As pessoas já existem com as suas diferenças! É preciso respeitá-las na sua individualidade e diversidade. Respeitar a vida, os direitos humanos e tratar os desiguais na proporção de igualdade, oportunizando sim a garantia da dignidade!

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