Identificação do Grupo
Nome: Josie Silva Lacerda, Jaqueline Bertoldi, Adão Nogueira de Souza e
Diego Roman de Lima.
Polo: Serafina Corrêa
Data: 30 de outubro de 2013
Visitamos a Escola Estadual
de Ensino Médio Bandeirante e a Escola Municipal Alexandre Bacchi da cidade de Guaporé,
há nas escolas alguns alunos com Síndrome de Down e problemas motores, mas
nestas duas escolas não encontramos crianças ou adolescentes com problemas
auditivos e nem sequer existe um suporte para este tipo de aluno, todavia nas instituições encontram-se
professores com o curso básico de libras, mas que não são intérpretes.
Visto o fato de não encontrarmos
alunos surdos nas escolas visitadas, não apresentamos uma avaliação sobre esse
tipo de atendimento, mas acreditamos que a falta de interpretes seria um
entrave para a boa aprendizagem destes alunos.
Acreditamos que o poder público
garante a matrícula a todos, mas não a qualidade do ensino, não existindo então
profissionais específicos nas escolas para realizar este tipo de atendimento.
Olá pessoal concordo com vocês quando afirmam sobre as dificuldade que teria um professor para ministrar aula para aluno surdo na ausência de um intérprete. O papel do intérprete é de fundamental importância para o estabelecimento da comunicação em sala de aula, pois mesmo que o professor tenha domínio de Libras, ele precisa atender em uma turma de inclusão as necessidades dos alunos ouvintes e surdos e sinalizar e falar ao mesmo tempo é algo muito simples. É lógico que é de extrema importância que o professor saiba sinalizar, porém diante da realidade da turma de inclusão a presença do intérprete sobre o meu ponto de vista é indispensável.
ResponderExcluirBem espero que a gente possa dar continuidade a exploração dessa temática sobre a inclusão de alunos surdos, e aguardo novos comentários e reflexões de vocês sobre o assunto, abraços.
Oi pessoal, e então continuo aguardando pela resposta de vocês ao meu comentário anterior. Acredito que vocês devam ter mais algumas reflexões para fazer em relação a temática sobre a inclusão, lembrem-se como futuro professores e professora a inclusão certamente vai fazer parte das rotinas de trabalho de vocês na escola, e assim devemos estar discutindo sobre o assunto com muita atenção e conhecimentos.
ResponderExcluirBoa tarde,
ResponderExcluirSou a tutora a distância de Libras – Rubia.
Assim como a tutora Lourdes estou no aguardo de interações, para que possamos refletir sobre a educação de surdos.
Questiono vocês: O que vocês acham que é preciso saber para atender um aluno surdo?
Abraço
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirJaqueline Becker Bertoldi
ExcluirPara o atendimento de um aluno com surdez ,o educador deve ter um apoio educacional especializado , mas sempre fazendo o aluno se sentir igualmente aos outros , e tendo as mesmas oportunidades .O professor deve saber, que deve existir sala de recursos multifuncionais para alunos surdos: Estrutura, Objetivos, Profissionais e Metodologia. Atendimento Educacional Especializado na língua de Sinais .Também a pessoa que atende a pessoa com surdez deve de oferecer a esse aluno ,as condições de que ele precisa para aprender e usufruir dela social e academicamente, superando antigos paradigmas discriminatórios e excludentes baseados no oralismo e na comunicação total.
As pessoas já existem com as suas diferenças! É preciso respeitá-las na sua individualidade e diversidade. Respeitar a vida, os direitos humanos e tratar os desiguais na proporção de igualdade, oportunizando sim a garantia da dignidade!