domingo, 1 de dezembro de 2013

Geometria Analítica

Nome: Letícia Bonamigo, Sheila Filippi Chiela, Jaqueline Becker Bertoldi e Adão Elemar Nogueira de Souza

Pesquisando sobre o assunto, achamos um site muito bom, "MAIS RECURSOS EDUCACIONAIS". Explica muito bem vários conceitos, com recursos educacionais. Segue o link <http://www.mais.mat.br/wiki/Geometria_Anal%C3%ADtica>
Também achamos outro site, "NO MUNDO DA MATEMAGICA", <http://no-mundo-da-matemagica.blogspot.com.br/2013/04/geometria-analitica.html> , que apresenta também, conceitos, explicando muito bem o assunto. Achamos ótimo o jogo batalha naval e o do tesouro cartesiano, para o ensino do conteúdo.
O site NOVA ESCOLA, link <http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/plano-cartesiano-muito-alem-batalha-naval-744832.shtml> , apresenta o jogo batalha naval no plano cartesiano.

Na batalha naval adaptada, os navios ficam nas intersecções e só números são usados. 45jujubas

No site EDUCAÇÃO EM REDE, link<http://www.revistas.udesc.br/index.php/educacaoemrede/article/view/1767> , é apresentado o jogo caça ao tesouro, que nada mais é do que uma caça às coordenadas.

Achamos que esses recursos devem ser utilizados no ensino, são divertidos e de fácil entendimento.

7 comentários:

  1. Olá pessoal, considero que vocês indicaram sites que apresentam dicas interessantes para o trabalho com Geometria Analítica em sala de aula, mas que o grupo poderia investir um pouco mais nessa aprendizagem, e por exemplo selecionar uma ou duas atividades destes sites, e explorarem mais, por exemplo apresentando considerações para a montagem de um plano de aula, análises mais detalhadas e pessoais. Bem aguardo nova postagem de vocês, com aspectos criativos e voltados para as realidades de salas de aulas que vocês utilizariam.Abraços

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  2. Verificando e testando os recursos disponibilizados nos sites acima relacionados, as atividades que escolheria para aplicar em sala de aula estão disponíveis no site:"NO MUNDO DA MATEMAGICA", e as atividades estariam no seguinte endereço: e http://www.skoool.pt/content/los/maths/polt_points_quad/launch.html>. Na primeira atividade os alunos relacionariam os conceitos com posição de coordenadas num plano cartesiano e no segundo seria um aprofundamento do conceito trabalhado anteriormente onde se considera ainda o quadrante de cada ponto definido. Essas atividades seriam aplicadas com uma turma de 8º ano do ensino fundamental e poderia ser utilizado ainda no ensino médio para retomar os conceitos.Primeiramente, os alunos poderiam realizar a primeira atividade individualmente e na segunda atividade estariam em duplas, assim além de manipularem uma nova ferramenta poderiam trocar ideias, assim um poderia auxiliar o colega que ainda não assimilou o conceito. Utilizar uma ferramenta virtual para trabalhar conceitos que foram abordados apenas de forma expositiva (quadro, giz e diálogo) vem a significar estes conceitos.

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  3. Eu gostei muito também do tesouro cartesiano, acho que estimula a concentração e imaginação, acho perfeito para ser trabalhado em grupo.

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  4. Plano de aula - Jogo Batalha Naval

    Professora: Jaqueline Becker Bertoldi

    Ano/série: 8º ano/ 7ª série

    Tempo estimado: 2 períodos de 45 min

    Conteúdo: Sistemas de coordenadas / Plano Cartesiano

    Tema: Plano Cartesiano

    Habilidades:
    Usar o plano cartesiano para representação de pares ordenados; coordenadas cartesianas
    Objetivos:
    -Compreender o Sistema Cartesiano
    -Identificar Pontos no plano a partir dos pares ordenados;
    -Relacionar o eixo das abscissas e das ordenadas;
    -Utilizar o jogo Batalha Naval para promover a interação dos alunos;
    - Relacionar o jogo com as coordenadas cartesianas.

    Desenvolvimento:
    Exposição das regras do jogo, e jogar os jogo
    Construção do plano cartesiano com corrdenadas x, y no papel quadriculado.

    Recursos:
    Papel quadriculado, régua, lápis, borracha, caneta, jogo Batalha Naval e o plano Cartesiano

    Avaliação:
    Global e participativa, levando-se em conta a interação aluno/aluno e durante todo o processo de construção e realização do jogo. Ao fim da atividade, o aluno entregará o seu tabuleiro.

    Recuperação:
    Contínua, observando as dificuldades dos alunos durante o processo e fazendo intervenções necessárias como por exemplo, a retomada de conteúdos.
    Como Jogar Batalha Naval
    A batalha naval joga-se com dois quadros idênticos divididos em 100 quadrados, definidos por um número de 1 a 10 e uma letra de A a J.
    Cada jogador coloca a sua esquadra em posição, preenchendo um determinado número de quadrados — um navio de 4 canos (couraçado) é formado por 4 quadrados contíguos, horizontais, verticais ou diagonais; um navio de 3 canos (cruzador) ocupa 3 quadrados, e um navio de 2 canos (torpedeiro), 2 quadrados. A esquadra pode ainda incluir um porta-aviões (com 5 quadrados) c submarinos (com 1 quadrado). Os dois jogadores têm obrigatoriamente esquadras iguais e cada um desconhece a localização da esquadra adversária.
    O jogo começa com o primeiro tiro disparado por um dos jogadores. Os tiros são indicados pelo número e letra correspondentes ao quadrado alvejado. O adversário deve então informar se o tiro atingiu o alvo e qual o tipo de navio atingido. Todos os tiros que errem o alvo são «na água», embora em algumas versões do jogo se designe por tiro «a rasar o alvo» o tiro que acerte num quadrado contíguo a um navio; esta fórmula dá ao atirador indicações acerca das posições do inimigo.
    Os jogadores atiram à vez e têm direito a um disparo adicional se acertarem num alvo; cada um marca no seu quadro o quadrado alvejado, de forma a saber onde caíram os tiros que disparou. Um navio vai ao fundo quando todos os quadrados que o compõem são atingidos, c o jogo termina quando toda a esquadra de um dos jogadores tiver sido afundada.
    Numa outra versão da batalha naval, cada navio dispara um número de tiros proporcional ao total de bocas-de-fogo: os navios de 4 canos e os de 3 canos têm direito a dois disparos cada um e o navio de 2 canos a um disparo. Se um jogador tiver, por exemplo, um navio de 4 canos, um navio de 3 canos e dois de 2 canos, pode disparar 6 tiros, ou seja alvejar 6 quadrados


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