terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Escola Estadual de Ensino Médio Ricardo Francisco Gasparin da cidade de União da Serra

Douglas Reder; Luciano Batistela; Robledo Leonildo Zuffo


Escola Estadual de Ensino Médio Ricardo Francisco Gasparin da cidade de União da Serra



ERA VARGAS 1930-1945



Fundada através do Decreto n. 6.094, de primeiro de novembro de 1935, onde foi instituído o Grupo Escolar no lugar denominado Borges de Medeiros, 60 distrito do município de Guaporé.

A Escola era construída em madeira e estilo Italiano, com 3 “andares”. Neste período houve várias mudanças na educação, com a criação do Ministério dos Negócios da Educação e Saúde Pública em 1930, a Constituição de 1934 estabeleceu a necessidade de um Plano Nacional de Educação, como também a gratuidade e obrigatoriedade do ensino elementar, e as Reformas Educacionais nos anos de 1930 e 40 demonstram que, nessas décadas, houve mudanças formais e substanciais na educação escolar do país.
Os anos de 1930 foram férteis em relação à nova educação. As propostas sobre educação do Manifesto dos Pioneiros, publicado em 1932, foram defendidas por educadores que ocuparam cargos na administração pública e que implementaram diretrizes educacionais, respaldados por essa visão de educação.
Principais características deste período:
Ø  reforma no ensino introduzindo disciplinas de caráter técnico-científico no secundário e aumentando a interferência do governo na educação.
Ø  Escola Nova vigente na época: defendia a escola pública, universal e gratuita, além da noção de igualdade básica de oportunidades.
Ø  1920-1931: lutas de duas correntes educacionais (católica e escola nova) que eram antagônicas entre si. Em 1931, a ala católica consegue fazer o ensino religioso facultativa nas escolas públicas.
Ø  Centralização da política educacional em geral, sob influência do novo ministro da Educação e da Saúde Pública, Gustavo Capanema.
Ø  Sob influência da Escola Nova, a constituição de 1934 deu competência à União para “traçar as diretrizes da educação nacional”, além de fiscalizar e coordenar o ensino em geral.
Ø  Foi fixado o Plano Nacional de Educação, sendo declarado o ensino primário novamente gratuito e de frequência obrigatória.
Ø  União e municípios foram obrigados a aplicar pelo menos 10% de seu orçamento à educação, enquanto que os estados e o distrito federal deveriam investir no mínimo 20% de sua receita.

A Era Vargas foi palco das primeiras investidas dos novos métodos de ensino, preconizando a centralidade na criança e na sua iniciativa no processo de aquisição do conhecimento. Mesmo que inicialmente restrito, porque atendendo a uma camada da população, esse ensino renovado se sedimentou, atingindo amplos setores educacionais, incitando uma discussão sobre os princípios norteadores de seu método de ensino, que nem sempre atende as necessidades de parte da população escolar.
                No ano de 1973 o secretário da Educação através dos pareceres n. 24/73 e 25/73 do Conselho Estadual de Educação, autoriza a instalação e funcionamento da 6a e 7a, na “Escola Rural Ricardo Francisco Gasparin.


Alunos da Escola Ricardo Francisco Gasparin 1994
No ano de 1994 a Escola foi ampliada e em sua inauguração esteve presente a Secretaria de Educação na época Senhora Neuza Canabarro

No ano de 1995 foi realizada a primeira formatura do Jardim de Infância, conforme Parecer n. 492/95, que autorizou o funcionamento da Classe de Jardim de Infância na Escola Estadual de Ensino Médio Ricardo Francisco Gasparin

                No ano de 2000 foi implantado através do de Decreto de Transformação e Designação  39.906 de 30 de dezembro de 1999 e Parecer n. 184/2000 de 28 de Janeiro de 2000 a autorização do Ensino Médio, desde então já se formaram centenas de jovens Unisseranos..




LOURENÇO FILHO, M. B. Introdução ao estudo da Escola Nova. São Paulo, Melhoramentos, 1978.
SPOSITO, M. O povo vai à escola. São Paulo, Loyola, 1984.
SAVIANI, D.Escola e Democracia. São Paulo, Cortez, 1985.


7 comentários:

  1. Oi, considero que vocês apresentam um histórico interessante com a evolução da escola Ricardo Francisco Gasparin, em termos de prédio, de avanço na implementação da terminalidade do Ensino Fundamental, da educação Infantil e ainda do Ensino Médio. Certamente todo esse avanço procura atender as necessidades da comunidade local e próxima da escola.
    Acredito que em termos de análise e reflexão o grupo deveria observar as questões relativas que se referem a contribuição que essas mudanças refletem em benefício da formação dos alunos, em mudanças para a atuação dos professores e na repercussão social de forma geral que no transcorrer da História da Educação vão sendo produzidas. Penso que essas questões tem influência direta no trabalho que deve ser desenvolvido em sala de aula, e em função disso, desafio vocês a conversarem sobre e socializarem aqui no blog.
    Abraços

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  2. Como tudo no mundo evolui, o mesmo pode-se observar no contexto educacional.
    Com certeza, quem vivenciou na carne períodos como guerras, ditadura, entre outras, sabe das dificuldades que se tinha em educar. Hoje conseguimos ver, que mesmo com tantas dificuldades, e a passos curtos, a educação evoluiu, tanto em questões como legislação, política, governo, formação e qualificação de professores de professores, recursos físicos e didáticos, mas também de acordo com as mudanças que iam ocorrendo no mundo, podemos citar um exemplo da geografia, que sofreu e ainda sofre mudanças.
    Vou citar um exemplo que tenho na família, onde minha avó era professora em uma escola do interior do município, a uns 50 anos atrás, porém não tinham recursos, e ela própria, sem formação especifica, seguia a cartilha e fazia as atividades dentro do que era possível para a sua realidade, hoje, ainda temos em certos locais dificuldades com recursos físicos e materiais, a forma pedagógica está mais avançada e baseada em estudos, os alunos são super protegidos, entre outros fatores, mas o que quero dizer é que, mesmo em locais pequenos, como o município de União da Serra, que no passado fazia parte do Município de Guaporé, hoje as condições de ensino estão melhores, tem-se mais acesso a recursos e materiais, tanto físicos quanto didáticos, e isso facilita a forma do professor desenvolver seu planejamento, porém como mencionado, tudo evolui, e nesse contexto é necessário que nos futuros professores, consigamos acompanhar o desenvolvimento e entendermos que devemos utilizar de todos os recursos necessários para instigarmos os alunos a desenvolverem suas habilidades.
    Como comentei, minha avó, em uma unica sala de aula, ensinava diversos alunos, de anos diferentes, com apenas uma cartilha, sem muitos recursos nem a ela nem aos alunos, porém, desenvolvia seu trabalho de forma criativa, utilizando o que podia para representar e ensinar, mas o fazia com amor, e vejo nestes pontos, alguns pontos que devemos seguir além dos conhecimentos de conteúdos, amor e criatividade, pois é preciso gostar do que fizemos e dentro da nossa realidade, ter criatividade para utilizar o que temos em mãos de forma produtiva.

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  3. Oi Douglas, muito interessante o exemplo que apresentas da tua avó, realmente com muita dedicação e superação de limites professoras deram os passos iniciais na construção da educação brasileira. Concordo contigo em relação a postura que devemos assumir como professores e acrescento que é necessário investirmos em formação continuada e busca pela valorização do trabalho do professor.

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  4. Este comentário foi removido pelo autor.

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  5. É isso aí Douglas! Você nos deu um belo exemplo de superação dos professores da época, lembro também de uma tia minha, fazia dezesseis Km a pé e as vezes a cavalo, para uma turma multisseriada, e adorava o trabalho.

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  6. Robledo Leonildo Zuffo
    Colegas minha mãe foi professora por 25 anos, inclusive durante a ditadura militar, imaginem, pagavam o salário 4, 6 ou até 8 meses atrasados, acordava as 5 horas para deixar o almoço em andamento, filhos pequenos, em seguida saia de casa, frio, chuva, geada enfim como estivesse o dia, caminhando 10 à 15Km, muitas vezes no meio do mato para poupar caminho, dar aula nas Escolinhas do interior, depois vieram as Brizoletas,vivi intensamente a educação brasileira.
    Professora ministrando aulas para 4 a 5 turmas juntas, fazer diário, folhas para mimeógrafo essa era a tecnologia da época, que queimavam na primeira vez que iriam ser reproduzidas, bom gente eu vivi esse tempo e onde o mundo mudou de forma espetacular, minha mãe até agora se surpreende com o que utilizo em sala de aula, pois já sou professor a exatamente 14 anos. A foto acima com os alunos em frente a escola lá estou eu perdido hehe.
    Bom poderia contar vários fatos, mas esse foi um apenas um, dentre os vários que vivi sendo filho de professora.

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