sábado, 2 de novembro de 2013

Inclusão de alunos surdos


Identificação do Grupo

Nome: Letícia Bonamigo e Sheila Filippi Chiela.
Polo: Serafina Corrêa
Data: 02 de novembro de 2013


Fizemos uma pesquisa e descobrimos que há inclusão de alunos surdos, além de outras instituições que prestam este atendimento. Essa escola é a Escola Municipal Agrícola de Serafina Corrêa e tem um aluno surdo oralizado na 8ª série, que veio de outra cidade e já sabia o básico de Libras. A escola ainda não possui um interprete de Libras, mas possui alguns professores com pouco conhecimento o ensino desse aluno era na base do improviso. Isso acaba sendo complicado para ambos. Somos a favor da inclusão e é bom ver que essa realidade está mudando, mas muita coisa deve mudar ainda para garantir um ensino de qualidade para todos. Todos os professores deveriam saber trabalhar de acordo com a necessidade de cada aluno, deveriam estar aptos e ter o conhecimento de libras e o poder público deveria investir mais na capacitação dos professores, para que problemas como esse não aconteçam. Essa escola tem uma ótima estrutura e excelente corpo docente, mas mesmo assim percebe-se que a sociedade em geral busca a inclusão mas não está preparada para isso.













6 comentários:

  1. Oi meninas gostaria que vocês incluíssem mais dados na pesquisa de vocês: nome da escola, série que o aluno surdo frequenta, a relação dele com a professora, aspectos relacionados a postura do poder público em relação ao atendimento de alunos surdos. Considero que vocês poderiam ampliar um pouco mais as análise sobre as questões solicitadas. Bem fico aguardando o retorno de vocês para continuarmos trocando reflexões sobre a questão da inclusão de alunos surdos.Abraços

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    Respostas
    1. No período de 2011/2012 trabalhei numa escola Municipal de Educação Infantil onde atuava como secretária de escola, o que me permitiu estar mais próxima das iniciativas de aperfeiçoamento da rede local de educação. Logo, neste período foi possível perceber que a Secretaria Municipal de Educação tinha como preocupação preparar e/ou aperfeiçoar os profissionais que atuavam nas escolas da cidade e para tanto disponibilizou um curso de Libras, onde o mesmo se configurava em vários níveis e era ofertado a todos os profissionais que trabalhavam em escola municipais (desde cozinheiras até diretores).
      Sendo assim é relevante concluir que para a Inclusão aconteça é necessário um esforço coletivo neste sentido, ou seja, os órgãos responsáveis pela rede de educação (municipal, Estadual ou Federal) devem estar dispostos a qualificar os profissionais que estão atuando em escolas e por outro lado cabe aos profissionais optarem por se qualificar, aproveitando as iniciativas como a da Secretaria Municipal de Educação de minha cidade aperfeiçoando-se sempre.

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  2. Oi Letícia ou Sheila,
    não foi possível ainda para vocês atenderem as minhas solicitações anteriores em relação a ampliarem a temática no blog sobre a inclusão? Meninas vocês devem dar continuidade nessa tarefa. Senti também a falta de fotos da escola.
    Bem reforço com vocês: a tarefa deve ter continuidade mesmo já tendo a tarefa 2 para vocês realizarem. Aguardo retorno, abraços

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  3. Boa tarde,
    Sou a tutora a distância de Libras – Rubia.
    Meninas, assim como já solicitou a tutora Lourdes seria imprescindível que vocês complementação a pesquisa.
    Mesmos que esta tarefa já tenha sido avaliada é fundamental para a construção do conhecimento que vocês retomem o que não foi contemplado.
    Aguardo,
    Abraço

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  4. Olá professoras, conforme vocês solicitaram, fizemos as alterações requeridas. Quanto a escola, consideramos excelente, uma ótima estrutura, como pode ser visto em algumas fotos, os alunos fazem o plantio de árvores e flores na cidade. E quanto a inclusão, isso tudo vai melhorar, só agora é muito novo em uma cidade pequena, mas com certeza vai melhorar.

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